Princípios Pedagógicos

“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
– Carlos Drummond de Andrade

A educação uma experiência

Nosso princípio pedagógico está baseado na teoria sócio construtivista da aprendizagem e baseado na abordagem italiana de Reggio Emilia, desenvolvida por Loris Malaguzzi. Concebemos a aprendizagem como um processo ativo e acreditamos que o conhecimento é construído pela criança, e esta interage com o ambiente. Os ambientes têm um valor educacional, e por isso são montados e organizados com intenções que promovem o aprendizado significativo, de forma simples e orientada. Assim, concebemos o livre brincar e a expressão através das diferentes linguagens como pautas centrais em nossa prática pedagógica.

O livre brincar

A brincadeira como princípio educativo, não significa brincar sozinho, nem solto. não é perda de tempo, nem pouco planejado. O livre brincar está associado a construção de confiança, de potência criativa da autonomia. Significa oportunizar um ambiente seguro e planejado para que bebês e crianças possam, explorar, experimentar e criar brincadeiras e espaços com liberdade de movimento, com benefícios para o desenvolvimento físico-motor (motricidade) e afetivo-emocional. Assim, a Arvorecer oferece essa possibilidade, sem interferir no tempo da criança, com professoras que observam, silenciam para escutar cada criança em suas demandas e criações. E então, planejam a didática e os espaços para estimular o desenvolvimento de forma plena e segura.

A expressão das diferentes linguagens

O contínuo diálogo entre a arte e a educação, ou seja, a expressão do que se aprende através da criatividade artística. Significa considerar as linguagens expressivas e assim tornar a experiência educativa mais completa e integral. A Arvorecer está organizada como um grande Ateliê. Além do profissional atelierista, artes faz parte do currículo escolar, mas, sobretudo se propõe um olhar a dimensão estética (ou poética) nos processos de aprendizagem e construção do conhecimento. A criança nos revela quanto pode ser sofisticado seu pensamento quando tem oportunidades de representar suas ideias através de diversos meios e linguagens.